segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Jóia preciosa


Como ser uma mulher virtuosa

"Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas". (Pv 31.10)

Cada vez tem sido mais raro encontrar a mulher virtuosa nas nossas igrejas. O mundo tem contaminado o pensamento e personalidade das jovens com coisas destrutivas e superficiais. Infelizmente, por ser extremamente fácil persuadir uma adolescente com as idéias que compreendem a mulher sensual, muitas têm se deixado levar. A mulher sensual constitui-se de alguém moralmente falando não muito firme, dada a sexualidade e com isso acaba se tornando indiferente a pecados.

"Porque os lábios da mulher licenciosa destilam mel, e a sua boca e mais macia do que o azeite; mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. Os seus pés descem à morte; os seus passos seguem no caminho do Seol. Ela não pondera a vereda da vida; incertos são os seus caminhos, e ela o ignora". (Pv 5:3-6).
Algumas características identificam a mulher sensual: Ela fala manso, palavras agradáveis, geralmente tem sido aquela que aparece nas horas em que você esta mais frágil, precisando levantar a sua auto-estima, ou então pode ser aquela que deseja ser sempre o centro das atenções.

Porém refletindo um pouco sobre a sua vida, vai perceber que foi marcada por relacionamentos instáveis, freqüentemente muda de amigos ou de namorado, mesmo com toda a sua beleza. Aliás, a sua instabilidade permeia todo o seu comportamento, muda de idéia sobre pessoas e coisas, quase como quem muda de roupa. "A qual abandona o companheiro da sua mocidade e se esquece do concerto do seu Deus" (Pv 2.17)

Quanto a sua espiritualidade, mostra-se superficial, não há um aprofundamento, uma preocupação real em servir e seguir ao Senhor, somente quando a convém e geralmente se faz de vítima quando isso acontece ou é pega num desses atos. Há também uma preocupação muito grande com a sua aparência e seu exterior, enquanto o seu interior necessita urgentemente de cuidados e ela geralmente ignora isso. Outra coisa muito comum, pela sua instabilidade e sua apostasia, aliados a sua capacidade de lisonjear e falar coisas galanteadoras, é a capacidade de contar estórias mirabolantes, enganando, manipulando ou seduzindo alguém, sempre tendendo para o lado emocional, inclusive exagerando-o.

O mundo tem criado este estereótipo, esta mulher que vive sempre rodeada de amigos e pretendentes. A televisão esta cheia delas, vendendo todos os dias esta imagem, mas como a Bíblia cita o fim dela é amargo, inclusive para si própria, muitas no fim da vida se vêem sozinhas.Faz- se necessário alertar sobre quanto pode ser prejudicial um comportamento assim no futuro, várias adolescentes têm se deixado levar por estes conceitos mundanos, mas eles nada oferecem, pois esses caminhos levam para lugares incertos e espinhosos.

Mas em contraste com essa mulher encontramos a mulher virtuosa: "A mulher virtuosa é a coroa do seu marido; porém a que procede vergonhosamente é como apodrecimento nos seus ossos". (Pv 12:4). A mulher virtuosa tem a personalidade firme, mostra-se forte, capaz e eficiente, é uma mulher com força de caráter, entrega-se a Obra do Senhor, presta atenção em seu interior tanto quanto, ou mais que o exterior.

Vale ressaltar que nada há de errado em se preocupar com seu exterior, mas uma vez que isso se torna o mais importante na vida da pessoa, parece no mínimo preocupante e obviamente superficial. Esta mulher, a virtuosa, é conhecida por ter bons amigos, duradouros, é uma pessoa que se pode contar nos momentos incertos, com personalidade marcante e com uma opinião formada sobre determinados assuntos e é capaz de defendê-la quando necessário, ao contrário da outra que muda conforme a sua conveniência.

Esta última verdadeiramente é a coroa do marido, pois ele sabe que pode contar com ela em seus planos, na construção de um lar, na exposição de idéias e um dialogo. Pode ser até que não esteja tão rodeada assim de amigos, mas com certeza quem se aproximar dela vai estar certo de ter conhecido uma pessoa marcante, cativante e em quem se pode confiar.Assim mulheres, não se deixem levar pelo mundo, afinal as cristãs devem ser conhecidas desta forma, pois não há melhor gloria do que esta.
"Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseres te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa". (Rt 3.11)

Em Cristo,

Missionária Adriana Fonte

0 comentários:

Postar um comentário